Aikido Itajaí

O Kawai Shihan Dojo Itajaí participou, nos dias 07 e 08 de setembro, do evento de comemoração dos 50 anos de Aikido no Brasil.

Os treinos foram ministrados pelo Shihan Shoji Seki (7° dan Aikikai) no Ginásio do Ibirapuera – São Paulo.

Foi uma ótima oportunidade para revermos os amigos espalhados pela América Latina.

Posteriormente, nos dias 09, 10 e 11, os instrutores Fernando N. Fiedler e Ides Nesello Jr. participaram do 1° intensivo para instrutores, ministrado pelo Shihan Shoji Seki nas dependências da Academia Central da União Sulamericana de Aikido. Ao todo participaram 40 instrutores do Brasil e da América Latina.

Galeria de Imagens

 

Depoimentos [+]

joao

João Pozza

31 anos
Bancário e Advogado

Já pratiquei boxe, muay-tai e submission. Apesar de respeitar todas estas artes marciais, a filosofia é diferente. Explico: tinha receio de convidar um amigo para praticar boxe, por exemplo, pois chega um momento em que ambos lutam entre si (fazem uma “luva”), ou seja, é um contra o outro. Eu saía do treino mais tenso do que quando o iniciava. E isto não ocorre no Aikido, pois neste um ajuda o outro, você aplica a técnica na pessoa e depois esta pessoa aplica a mesma técnica em você, ou seja, é um a favor do outro. É simplesmente genial! Para mim é uma junção de harmonia, concentração, suavidade, rapidez, inteligência, percepção, paciência, paz interior, entre outros, e claro, um dos instrumentos de defesa pessoal mais inacreditáveis que eu já vi. É por isso que eu escolhi o Aikido para a minha vida.