Aikido Itajaí

O Aikido

Kanji Aikido

 

O Aikido é uma arte marcial tradicional japonesa criada pelo mestre Morihei Ueshiba (O-Sensei) no início do século XX. A palavra Aikido é formada por três ideogramas japoneses:

合 Ai: união, harmonia
気 Ki: energia vital
道 Do: caminho de vida, via espiritual

Os movimentos básicos do Aikido são de natureza circular, buscando a harmonização com a energia agressiva do ataque, tornando-o ineficiente.

Sua prática é vigorosa e intensa, onde “Tori” (quem está executando a técnica) e “Uke” (aquele que está recebendo a técnica) trabalham em conjunto, construindo técnicas sólidas, eficientes e que trazem benefícios tanto físico como mental para seus praticantes.

O Aikido é recomendado para todos os tipos de pessoa, independente de sua idade, raça, credo ou condição física, já que o respeito ao “outro” é uma de suas características mais elementares.

História do Aikido em Itajaí

No ano de 1999 um pequeno grupo de universitários apaixonados pelo Aikido se reuniu para iniciar a primeira turma na cidade de Itajaí.
O passo inicial foi procurar um Sensei na região que pudesse se tornar o instrutor do grupo. O primeiro contato foi feito com o Sensei Fernando Pilz, que, apesar de interessado não poderia assumir tal compromisso por questões profissionais.

Pouco tempo depois foi feito contato com o Sensei Valdecir Fornazier, recém chegado de São Paulo, onde serviu com Uchi-deshi (aluno residente) de Reishin Kawai Shihan, faixa-preta 8° grau e introdutor do Aikido no Brasil. Sensei Valdecir aceitou o desafio de liderar o grupo, porém ainda era necessário encontrar um local para prática (Dojo) e reunir mais pessoas interessadas no estudo desta arte.

Cartazes foram espalhados pela cidade e logo os primeiros contatos começaram a acontecer. No mês de novembro de 1999 aconteceu a primeira aula de Aikido na academia Gotchê, onde a história do Aikido em Itajaí começou a ser escrita.

Atualmente a prática do Aikido acontece no Dojo Lótus e na Universidade do Vale do Itajaí – Univali, sob instrução do Sensei Fernando N. Fiedler (faixa-preta 3º grau), tendo como responsável técnico o Sensei Valdecir Fornazier (faixa-preta 5° grau). Além do Dojo de Itajaí, Sensei Valdecir é responsável pelos Dojos de Blumenau (onde ministra os treinos), Indaial, Gaspar e Balneário Camboriú.

Genealogia do Aikido em Itajaí

  • Sensei Valdecir Fornazier - Instrutor responsável entre os anos de 1999 e 2005.
  • Sensei Márcio Deschamps – Instrutor responsável entre os anos de 2005 e 2007.
  • Sensei Rodrigo Meirinho Morimoto – Instrutor responsável entre os anos de 2007 e 2008.
  • Sensei Fernando Niemeyer Fiedler - Instrutor responsável desde maio de 2008.

Nossa Logomarca

bico-do-papagaio

                                                      Foto: offroad-adventureteam.com

Nossa logo foi desenvolvida pelo aikidoísta Christian Marchi e faz uma homenagem a um dos mais típicos cartões postais de nossa cidade, o Bico do Papagaio. A logo foi pensada juntando-se as características da arte japonesa, através de suas linhas contínuas e suaves, com o formato do monumento.

O Bico do Papagaio

Duas versões tratam da existência do monumento. A mais aceita é a de que o Bico do Papagaio foi formado acidentalmente no século 20, a partir das explosões do morro da Atalaia para construção dos molhes.

Porém, uma versão diz que o monumento sempre existiu e atribui inclusive o nome da cidade à sua existência. Segundo o escritor Hermes J. Patrianova, Itajaí significa “Rio do Pássaro de Pedra” Ita (pedra), Jaó (pássaro) e I (rio). Ou seja, os índios já teriam avistado e feito referência ao Bico do Papagaio há muito tempo.

Fonte de pesquisa: Jornal Diarinho (24/09/2012)

Depoimentos [+]

joao

João Pozza

31 anos
Bancário e Advogado

Já pratiquei boxe, muay-tai e submission. Apesar de respeitar todas estas artes marciais, a filosofia é diferente. Explico: tinha receio de convidar um amigo para praticar boxe, por exemplo, pois chega um momento em que ambos lutam entre si (fazem uma “luva”), ou seja, é um contra o outro. Eu saía do treino mais tenso do que quando o iniciava. E isto não ocorre no Aikido, pois neste um ajuda o outro, você aplica a técnica na pessoa e depois esta pessoa aplica a mesma técnica em você, ou seja, é um a favor do outro. É simplesmente genial! Para mim é uma junção de harmonia, concentração, suavidade, rapidez, inteligência, percepção, paciência, paz interior, entre outros, e claro, um dos instrumentos de defesa pessoal mais inacreditáveis que eu já vi. É por isso que eu escolhi o Aikido para a minha vida.