Aikido Itajaí

Fernando Niemeyer Fiedler – Fukushidoin


sensei-fernando

Natural de Joinville, estado de Santa Catarina, nasceu em 14 de julho de 1973. É filho de Dorival Fernando Fiedler e Rosamaria Ruth Edite Niemeyer.

Teve seu primeiro contato com as artes marciais no início da década de 1990, quando estudava Karatê Shorin Ryu com o Sensei Venâncio. Após os treinos de Karatê permanecia no Dojo para estudar movimentos de Aikido aprendidos por seu amigo Marcelo Ribeiro. Nascia ai uma grande paixão por este caminho.

No ano de 1994 foi aprovado para o curso de Oceanografia na Universidade do Vale do Itajaí e por isso se mudou para Itajaí.

Apesar de afastado das artes marciais, nunca deixou de ser um apaixonado pelo Aikido, adquirindo livros e vídeos (VHS) sempre que possível.

No ano de 1999, juntamente com seus amigos Ricardo Wagner Reis e Nagib Paulo de Souza, fez contato com Sensei Valdecir Fornazier para formar a primeira turma de Aikido de Itajaí.

No ano de 2002, quando possuía a graduação 2° kyu (faixa-azul), foi selecionado para trabalhar no Projeto TAMAR (Projeto brasileiro de preservação de tartarugas marinhas) em Praia do Forte – BA e teve que interromper seus treinamentos em Itajaí.

Apesar de morar longe de Salvador, iniciou seus treinamentos com o Sensei Daniel Muritiba, onde permaneceu treinando poucas vezes por mês.

Como a distância para o Dojo de Salvador era grande, resolveu comprar algumas placas de tatame, montando um espaço de Aikido num cômodo de sua casa, onde praticava com seu grande amigo Fernando Dias Pazeto, também karateca e oceanógrafo. Além disso, aproveitando os intervalos do monitoramento noturno das desovas de tartarugas marinhas, praticava os ukemi e tai sabaki na areia da praia, mantendo seu vínculo com a arte e o hábito da prática constante.

Em maio de 2004 foi transferido para Itajaí, onde iniciou os trabalhos do Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca, do Projeto TAMAR e tão logo chegou retomou os estudos de Aikido com o Sensei Márcio Deschamps (faixa-preta 3º grau), amigo de longa data e que também iniciou os estudos de Aikido com o primeiro grupo do Sensei Valdecir em Itajaí.

Em outubro de 2006, quando praticava sob supervisão do Sensei Rodrigo Morimoto, foi indicado para exame de shodan (faixa-preta 1° grau), sendo aprovado em banca presidida por Kawai Sensei na Academia Central de Aikido, na cidade de São Paulo – SP.

Em maio de 2008 foi convidado pelo Sensei Valdecir e Sensei Rodrigo a assumir os treinamentos do grupo de Aikido de Itajaí e desde então executa essa função como Fukushidoin (Instrutor Assistente).

Em dezembro de 2008 foi indicado pelo Sensei Valdecir para exame de Nidan (faixa-preta 2° grau), sendo aprovado em banca presidida por Kawai Sensei na Academia Central de Aikido, na cidade de São Paulo – SP.

foto site

Foto: Marcelo Fantin

Em junho de 2012 foi indicado pelo Sensei Valdecir para exame de Sandan (faixa-preta 3º grau), sendo aprovado em banca presidida por Novelino Sensei durante o 2º Seminário Internacional de Aikido, realizado na cidade de Itajaí – SC.

Em dezembro de 2016 foi indicado pelo Sensei Valdecir para exame de Yondan (faixa-preta 4° grau), sendo aprovado em banca presidida por Nagao Sensei na Academia Central de Aikido, na cidade de São Paulo – SP.

  Nascido em 24/03/1969 Valdecir Fornazier nasceu em Bento Gonçalves – RS para se tornar discípulo direto (Uchi-deshi) do Mestre Kawai Shihan 8º Dan (introdutor do Aikido no Brasil) que além de Aikido, lhe ensinou também Shiatsu e Acupuntura. Após o período de aprendizado, foi orientado por Kawai...

saiba mais [+]

Natural de Joinville, estado de Santa Catarina, nasceu em 14 de julho de 1973. É filho de Dorival Fernando Fiedler e Rosamaria Ruth Edite Niemeyer. Teve seu primeiro contato com as artes marciais no início da década de 1990, quando estudava Karatê Shorin Ryu com o Sensei Venâncio. Após os treinos...

saiba mais [+]